domingo, 29 de agosto de 2010




Ando me perdendo no caminho...
Agora entendo...
Se perder é mais fácil.

"Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem.
O ato de ver não é coisa natural.
Precisa ser aprendido." Rubem Alves.

sábado, 28 de agosto de 2010





Olhar para dentro faz você despertar.

Eu até gosto de chuva às vezes, combina com algumas coisas que fazemos em casa.

Hahahaha caí da escada...fazia tempo que não aprontava.
Os roxinhos combinaram com a cor da nova sombra.
Ah, vou por fora aquela bota de solado liso.

Aquela champanha que tá lá na porta da geladeira vai ser consumida hoje sem dúvida.

terça-feira, 24 de agosto de 2010





Que dia lindo hoje!
Tomei sorvete...
só não precisava ter sujado a roupa...

Filósofos e crianças têm algo em comum...perguntar e perguntar e perguntar...

"Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente." R. Alves

"Todo nosso conhecimento se inicia com sentimentos." Da Vinci

"As palavras só tem sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos as palavras para melhorar os olhos." R. Alves

Nossa mente é como pára-quedas, só funciona aberta.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010



É (relativamente) fácil sentirmo-nos momentaneamente felizes ou realizados, o difícil é manter essa vibração! E é esse o (nosso) maior desafio... Não estarmos sempre a reclamar da vida, conseguir dar (mais) valor às coisas mais simples e pequenas torna tudo mais agradável... e mais simples...
A rejeição de cada dia que nos é concedido, é um erro terrível porque é uma dádiva!

Não é fácil ver sua mãe precisando de médico e não conseguir ser atendida.
Greve nos hospitais.
Não temos convênio. Quem hoje, a não ser os mais abonados conseguem ter? Pai aposentado, roubada sua aposentadoria pelo governo e sem médicos para atender.
Ok, o Governo paga mal, mas o que fazer?
Rezar é o que resta?
Ou quebrar tudo, e mostrar o que queremos?
Uma das duas tem de ser feita.

domingo, 15 de agosto de 2010




Estava para escrever sobre este assunto faz uns seis meses, mas não tinha motivação.
Hoje tive.
A cada mil anos o homem acha que seu mundo vai acabar.
O ser humano tem necessidade de algum cataclisma, holocausto, armagedon, seja que nome queiram usar para o fim do mundo.
Tanto cristãos quanto muçulmanos precisam acreditar que o mundo vai acabar e os bons serão salvos.
No ano 1000 ocorreu a mesma situação, as pessoas achavam que tudo iria acabar, que todos iriam morrer, mas tudo bem, era a Idade Média.
Mas chegou o ano 2000, as pessoas não mudaram, nem com todo conhecimento acumulado, as mentes fantasiosas afirmaram firmemente que o mundo iria acabar, o Bug do Milênio nos computadores, etc.
Nenhuma coisa nem outra.
Ok, certamente pensaram...que droga, quando será então? Esperar pelo ano 3000 é muito tempo, então agora o fim do mundo será 2012. Buscaram de todas as formas justificar. Primeiro foram os pobres Maias, usados como justificativa nas suas previsões. 1º Eles nunca afirmaram ser o fim do mundo e sim o fim de um ciclo. 2º Sobrou pouco de suas escrituras, porque a Igreja Católica fez o favor de destruir tudo que encontrou, então, como afirmar com certeza o que aquele povo altamente desenvolvido quis dizer em seus documentos, falta conectar tanta coisa...Sim, e tem o Nostradamus, que até hoje não se tem certeza sobre o plágio que ele próprio teria feito de outras escrituras. E fora isso, os homens de hoje pegam sua anotação, viram da esquerda pra direita, de cima pra baixo, do lado avesso, até conseguir fazer correlação com os fatos ocorridos no mundo. Chega a ser hilário quando explicam a forma de como chegaram nas suas conclusões. Infelizmente, a verdade é que tudo, tudo mesmo é inventado por nós homens. Os mitos da religião suméria,egípcia e pagã migraram pra a islâmica, judaica e cristã. As origens sobre a estória do Dilúvio Judaico/Cristão está lá na Epopéia de Gilgamesh; o Deus Grego convertido, Hércules, que sofreu em sua vida, morreu e ressuscitou para ficar ao lado direito de seu pai Zeus no céu, nao lembra nada?? Eu sei, eu sei, vou ser crucificada agora pelos fervorosos na religião, mas é o que eu digo, só estudando a História Universal para saber, mas tudo bem, nós historiadores sempre passamos por ateus, céticos e que não enxergamos mais nada além da razão. Não é assim, eu pelo menos, gosto de pensar que tem algo, alguém, ou alguma energia que nos rege, com certeza. Não sou limitada em minha visão, tenho minhas crenças e espero que exista realmente algo além de nós, nosso planeta, nosso mundo. Mas, convenhamos, isto não quer dizer acreditar em estória da carochinha.
Conversando com um amigo ontem, tentei lhe mostrar, sem efeito, (até porque fico nervosa com as coisas que escuto e me tranca a língua, me fogem as palavras e não sai de jeito nenhum o que quero falar, e acabo falando bobagens..)que acreditar na falácia de que os egípcios construíram as pirâmides com tecnologia extra-terrestre, que foram ajudados por eles, é subestimar a inteligência dos homens antigos, até porque eles próprios legaram à humanidade o conhecimento de engenharia, medicina, artes e escrita. Deixaram também vestígios de todos os passos para a construção das pirâmides, hoje em dia, arqueólogos descobriram, através de muita pesquisa, diga-se de passagem, barcaças enormes que carregavam as pedras do Alto para o Baixo Egito, vestígios de rampas enormes em volta da Grande Pirâmide de Gizé, pela qual subiam as pedras para a edificação, registros escritos dos mestres de obras e engenheiros, enfim, dizer que foram Et's que ajudaram é desacreditar no próprio homem, em si mesmo.
Explicar isto às pessoas é muitas vezes difícil, porque sempre tem que haver um mistério pra tudo. É a mesma coisa que dizer para um cristão fervoroso que Adão, Eva, a maçã e a serpente, são metáforas. Pronto, me queimei de novo. Hahaha o que eu vou fazer??
Uma outra pessoa, há algum tempo atrás, me dizia que duvidava da História, que era impossível para nós hoje saber da verdade,já que havia passado muito tempo. Tentei, sem efeito de novo, explicar que História é uma ciência, que historiadores e arqueólogos são profissionais sérios, que seu objeto de estudo, são escrituras, artefatos, que existe um pensamento ordenado para ligar uma coisa a outra, trabalho analítico no sentido de reconstruir a história de dada civilização através do que eles deixaram para trás, desde o que eles comiam, como se vestiam, suas casas, trabalho etc., que existe datação por carbono..bom daí piorou, ela nao entendeu nada, disse que muito provavelmente tudo pode ser inventado, inclusive os artefatos quebrados achados...enfim, historiador sofre e muito.
O historiador apesar de ser um cientista, ele não é frio, imparcial e cético, porque atrás do profissional existe uma pessoa de carne, osso e espírito.
Se extra-terrestres existem ou não, ainda não foi provado, se eles já vieram aqui, porque existem tão poucos relatos? e porque não conseguem provar esses relatos? Porque eles não aparecem? Enfim, seria legal se existissem, talvez pudessem realmente nos ajudar, porque se deixar só pra nós seres humanos para cuidar deste planeta, nossa, tenho medo do que possamos fazer para a natureza e para nós mesmos no futuro. Não desacredito que possa haver outros seres, o universo é enorme. Porém, no universo conhecido, até agora não apareceu nenhum outro planeta ou satélite com condições para se ter vida, a não ser a nossa própria Terra. Isto é ruim, porque não sabemos até quando teremos nosso planeta em condições favoráveis à vida. Enfim, se, para se achar vida já é difícil, imagine vida inteligente. Mas, tudo é possível, quem sabe um dia descobriremos.

domingo, 8 de agosto de 2010





Mesmo os pais estando longe,
algum ensinamento sempre fica.

sábado, 7 de agosto de 2010

Fogo

Fogo
Capital Inicial

Você é tão acostumada
A sempre ter razão

Você é tão articulada
Quando fala não pede atenção

O poder de dominar é tentador
Eu já não sinto nada
Sou todo torpor

É tão certo quanto calor do fogo
É tão certo quanto calor do fogo
Eu já não tenho escolha
E participo do seu jogo, participo

Não consigo dizer se é bom ou mal
Assim como o ar me parece vital
Onde quer que eu vá o que quer que eu faça
Sem você não tem graça

Você sempre surpreende
E eu tento entender

Você nunca se arrepende
Você gosta e sente até prazer

Mas se você me perguntar
Eu digo sim, eu continuo
Porque a chuva não cai
Só sobre mim

Vejo os outros,
Todos estão tentando
e é tão certo quanto calor do fogo
Eu já não tenho escolha
E participo do seu jogo, participo

Não consigo dizer se é bom ou mal
Assim como o ar me parece vital
Onde quer que eu vá e o que quer que eu faça
Sem você não tem graça

É tão certo quanto calor do fogo
É tão certo quanto calor do fogo

Eu já não tenho escolha
Eu participo do seu jogo

É tão certo quanto calor do fogo
É tão certo quanto calor do fogo

Eu já não tenho escolha
Eu participo do seu jogo, do seu jogo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Mudança






Quero mudar pra outro lugar.
Quero mudar de casa.
Quero mudar as coisas dentro de casa.
Mas quero mudar a mim mesma.
Começando por aí.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010





Quando eu era criança e morava naquele edifício na Baltazar perto da CRT,
eu deitava no pequeno pátio entre os prédios e olhava para o céu azul, nuvens passando, e aquilo me dava uma paz...
Não tive mais tempo de ficar olhando para o céu e nem me lembrava mais de que podia fazer isso.
Me preocupo com tantas coisas sem importância, luto tanto, canso e me estresso tanto.
Sonho tanto e realizo tão pouco. Me preocupo tanto com os sentimentos dos outros e esqueço dos meus. O que tiver que ser, tenho certeza que será, porque tudo o que fiz foi no intuito de encontrar a felicidade, então tudo aquilo que sonho vai acontecer. Mas a felicidade pode ser tão simples, nem que seja ter tempo para olhar para a rua, para as árvores e para o céu.